No príncipio criou Deus... a Mulher!

quarta-feira, dezembro 06, 2006

Arco-íris

Hoje no caminho para aqui vi um arco-íris.

Um arco-íris é um fenómeno óptico e meteorológico que separa a luz do sol em seu espectro (aproximadamente) contínuo quando o sol brilha sobre gotas de chuva. Ele é um arco multicolorido com o vermelho no seu exterior e o violeta em seu interior; a sequência completa é vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil(ou índigo) e violeta. Veja também o artigo sobre as cores para informações sobre o espectro de cores do arco-íris.

Para ajudar a lembrar a sequência de cores do arco-íris, usa-se a mnemónica: «Vermelho lá vai violeta», em que l,a,v,a,i representam a sequência laranja, amarelo, verde, azul, índigo.

...
O arco-íris tem seu lugar nas lendas devido a sua beleza e dificuldade de explicá-lo antes do tratado das propriedades da luz de Galileu. Na mitologia grega, ele era o caminho feito por uma mensageira (Íris) entre a terra e o céu. O lugar secreto onde os duendes irlandeses escondiam seu pote de ouro é normalmente dito ser no fim do arco-íris. Na mitologia chinesa, o arco-íris era uma abertura no céu fechada pela deusa Nüwa utilizando pedras de sete diferentes cores. Na mitologia hindu, o arco-íris é chamado Indradhanush- significando o arco de Indra, a deusa dos raios e trovões. Na mitologia norueguesa, um arco-íris chamado de a ponte Bifröst conecta o reino de Asgård e Midgård, lares de deuses e homens, respectivamente. No Génesis 9:13, o arco-íris é um sinal do acordo entre Deus e a humanidade. Depois que Noé sobrevive ao dilúvio na história da arca de Noé, Deus enviou um arco-íris para prometer que ele nunca mais enviaria um dilúvio para destruir o mundo.

in Wikipédia

3 Comments:

Blogger stela said...

Gostei de ler o texto!
Lembrei-me de quando me desejaram sonhos da cor do arco-íris! :)

quarta-feira, dezembro 06, 2006 2:01:00 da tarde

 
Blogger Claudia Ganhao said...

Eu gosto de acreditar que no fim do arco-íris está o pote com moedas de ouro!!!
Bjs

quarta-feira, dezembro 06, 2006 7:07:00 da tarde

 
Blogger Euzinha said...

Uma excelente maneira de começar o dia!!espero que tenha inspirado a um dia cheio de cor!!e a inveja, que tem aqui esta alminha, que só consegue vislumbrar prédios no horizonte...

Bjs
J

quarta-feira, dezembro 06, 2006 7:20:00 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home