No príncipio criou Deus... a Mulher!

quinta-feira, novembro 16, 2006

Dia Internacional para a Tolerância











Mensagem de Koïchiro Matsuura, Director geral da UNESCO, por ocasião do Dia Internacional para a Tolerância, 16 de Novembro de 2006.

O Dia Internacional para a Tolerância é uma chamada universal a uma das maiores virtudes da humanidade. A tolerância implica um empenhamento activo e a compreensão da riqueza e da diversidade da humanidade. Nas sociedades actuais, cada vez mais multiétnicas e multiculturais, constitui um dos princípios fundamentais da democracia e o fundamento da coexistência pacífica entre os povos.

Contudo, a intolerância continua a envenenar a existência de milhões de pessoas em todo o mundo. Ao longo dos últimos anos, fomos testemunhas da violência extrema com que se pode manifestar a intolerância, através de incontáveis mortes e grande sofrimento. É por essa razão que a tolerância deve estar no cerne das prioridades da UNESCO e das Nações Unidas.

A 16 de Novembro de 1995, a data do cinquentenário desta Organização, os Estados membros da UNESCO adoptaram uma declaração de princípios sobre a tolerância. Esta declaração afirma que a tolerância não é nem concessão, nem condescendência, nem indulgência, mas sim uma atitude positiva de respeito e de reconhecimento mútuo, animada pelo reconhecimento dos direitos universais da pessoa humana e das liberdades fundamentais.

Para promover os valores da tolerância, a UNESCO está a implementar uma estratégia global e integrada para combater o racismo, a discriminação, a xenofobia e todas as formas análogas de intolerância. Simultaneamente, a protecção e a promoção da diversidade cultural, assim como a promoção de uma educação de qualidade, tornaram-se áreas de intervenção prioritárias do trabalho desta Organização, especialmente em sociedades que tenham atravessado crises graves ou conflitos armados. Concretamente, a UNESCO estabeleceu estreitas parceiras com as autoridades locais, desenvolvendo coligações regionais de cidades unidas contra o racismo, a discriminação e a xenofobia. É através do combate a estes três flagelos que se criarão condições para vencer a intolerância.

Tal como muitas atitudes irracionais, a intolerância assenta sobretudo no medo: medo do desconhecido, medo da diferença, medo do outro. A ignorância e a ausência de educação estão na raiz destes medos. A educação de qualidade constitui o meio mais eficaz para prevenir a intolerância. É fundamental que as nossas crianças aprendam a tolerância, por forma a que possam compreender as razões pelas quais o respeito dos direitos da pessoa, da dignidade humana e da diversidade da humanidade são indissociáveis. Devemos contudo assegurar-nos de que o próprio ensino esteja isento do vírus da intolerância. A educação deve ensinar às pessoas quais os direitos e liberdades partilham, para que cada um possa respeitá-los e usufruí-los.
Neste Dia Internacional para a Tolerância pratiquemos activamente, ao nível individual, os princípios que desejamos ver universalmente respeitados, pois as acções em defesa da tolerância começam em cada um de nós.

5 Comments:

Blogger lucho said...

Pois eva... Ainda estou pra ver o quão tolerante vais ser hj cmg... :)

quinta-feira, novembro 16, 2006 6:02:00 da tarde

 
Blogger Bandida said...

Tolerância?!...


não.




abraço!
_____________________

quinta-feira, novembro 16, 2006 10:28:00 da tarde

 
Blogger Capitão-Mor said...

Bem que precisamos de mais tolerância no mundo actual! Racial, religiosa, sexual...

sexta-feira, novembro 17, 2006 1:02:00 da manhã

 
Blogger Euzinha said...

Ai mulher é tão difícil mudar mentalidades!! mas para que este mundo dure mais uns anitos, tenho de estar de pleno acordo ctg: a tolerância começa em cada um de nós, e sempre é uma postura melhor do que enfiar a cabeça na areia como a avestruz!

Bjs
J

sexta-feira, novembro 17, 2006 1:16:00 da manhã

 
Blogger Klatuu o embuçado said...

Que se lixe a tolerância!!

sexta-feira, novembro 17, 2006 3:44:00 da manhã

 

Enviar um comentário

<< Home