No príncipio criou Deus... a Mulher!

terça-feira, novembro 21, 2006

Novo Talento Fnac Fotografia

foto de nelson d'aires

Decorre de 9 de Novembro a 7 de Janeiro na Fnac de Stª Catarina, Porto, a Exposição de fotografia Contra-Fogo, do vilacondense Nelson d'Aires, vencedor Novo Talento Fnac Fotografia.

“Contra-fogo documenta a desolação, as vidas transformadas, a luta desigual no combate às chamas. Mais do que relatos neutros, testemunhamos o envolvimento do fotógrafo na cadência dos acontecimentos, na vertigem da luta e na disforia da exaustão e da perda.

O porfólio resulta da temeridade do autor que, no Verão de 2005, perseguiu incessantemente os cenários de incêndio em Portugal. São imagens tristemente actuais, reflectindo um ciclo ininterrupto de destruição.

Contra-fogo revela a dualidade e os contrastes de situações igualmente intensas. A acção nocturna, inflamada de tons quentes, de movimento e de luta, retrata os esforços humanos para a detenção das chamas, e a lucidez da sobrevivência. Com a luz do dia, o fotógrafo documenta a destruição cruamente visível, o cansaço e a desesperança. A preto e branco, estas imagens denunciam a paz inquietante do luto e da exaustão. Para, horas depois, o ciclo infernal recomeçar.

Contra-fogo confronta-nos singularmente com as feridas e os escombros de uma tragédia que é nossa e que se vem repetindo infindavelmente.

Sobre o fotógrafo

Fotógrafo auto-didacta, Nelson d’Aires nasceu em 1975 em Macieira da Maia. Desde 2005, dedica-se em exclusivo à fotografia em regime de freelancer, documentando o seu tema de eleição, Portugal Contemporâneo.”

in www.fnac.pt

4 Comments:

Blogger mfc said...

Adoro fotografia...gostava de me poder dedicar por inteiro a ela!

quarta-feira, novembro 22, 2006 10:39:00 da manhã

 
Blogger Eva said...

Este fotógrafo parece-me um bom exemplo mfc, começou tarde mas não perdeu muito tempo e decidiu seguir a sua "paixão".
Também gosto muito de fotografia, mais no papel de espectadora, porque não tenho grandes, ou nenhuns, conhecimentos técnicos, mas gostava.

quarta-feira, novembro 22, 2006 11:56:00 da manhã

 
Anonymous Anónimo said...

olá Eva,

obrigada pela divulgação e partilha.

abraço

domingo, dezembro 03, 2006 5:58:00 da tarde

 
Blogger Eva said...

Sempre às ordens para divulgar talentos, Nelson ;)

terça-feira, dezembro 05, 2006 9:37:00 da manhã

 

Enviar um comentário

<< Home