No príncipio criou Deus... a Mulher!

quarta-feira, janeiro 10, 2007

Colheres mensageiras do amor

O meu amor conheci
Na Feira dos Namorados
Olhei para ele e sorri
E saímos abraçados!

(Escola EB 2/3 Dr. Carlos Pinto Ferreira, Junqueira, Vila do Conde)


Feira dos Vinte, Feira das Colheres, ou Feira dos Namorados, assim ficou conhecida uma das feiras mais importantes do Norte do País que teve origem no século XVIII. A festa aconteceu pela primeira vez há 300 anos, altura em que foi instituída a feira franca, que ficou também conhecida como feira grande de Janeiro.
Realizava-se no dia 20 de Janeiro, em Vila do Conde, e era um ponto de encontro para toda a juventude da região..Mandava a tradição que rapazes e raparigas escrevessem uma quadra de amor numa colher de pau e a enfeitassem.Os rapazes brincavam então tentando tirá-la às raparigas, o que originava brincadeira e mesmo o início de alguns namoros.Quando um rapaz tinha uma rapariga “debaixo de olho”, enfeitava uma colher de pau de forma especial, e escrevia uma quadra. Se a rapariga aceitasse, era sinal de namoro.

As escolas do concelho têm sido convidadas a preservar esta tradição, escrevendo quadras e decorando colheres de pau, que de 12 a 18 de Janeiro estarão numa exposição-venda no Centro de Artesanato de Vila do Conde. A Feira do Namorados será dia 19 de Janeiro.

2 Comments:

Blogger stela said...

Não sabia!
Que giro!
As coisas que eu aprendo aqui... :)
bjs

quinta-feira, janeiro 11, 2007 8:47:00 da manhã

 
Anonymous Anónimo said...

Se é dia 19, ainda não vai ser este ano... pode ser que encontre uma gótica na Casa das Artes!!! :)

sexta-feira, janeiro 19, 2007 9:45:00 da manhã

 

Enviar um comentário

<< Home